domingo, 17 de novembro de 2013

A simplicidade pictográfica e safadinha da Jontex

Outro dia, passando pelo supermercado, me surpreendi com uma gôndola e com a capacidade humana de colocar significado em tudo que conhece. Na mente de uma criança pura, seriam traços, mas na de um adulto, não. A atual identidade visual da famosa marca de camisinhas Jontex brinca com isso.

A brincadeira é sutil e poderosa. Linhas coloridas, dispostas de uma forma que, se não fosse o contexto desenhado pelo logotipo da marca, seriam apenas linhas coloridas. O código tá lá, é o mesmo, mas a mensagem muda com o contexto. A marca parece deixar bem claro que a maldade está nos olhos de quem vê. Você praticamente ouve o cérebro encaixando as peças. Semiótica pura! As pictografias veem impressas nas novas embalagens da Jontex, que na hora do vamuvê nem se presta atenção mesmo.



Sempre que converso sobre cinema, HQs e afins, afirmo que a capacidade mais mágica do ser humano é a de por significado em tudo. E esses símbolos trazem um pouco dessa magia. E que magia! Bem, é isso. Essa foi só uma postagem rapidinha (if you know what I mean).

PS: Pode até parecer, mas esse post não foi apoiado, nem patrocinado. Infelizmente...

2 comentários:

  1. alguém podia traduzir que tipo de posição é cada uma, ja que agora sabemos que são posições sexuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que apenas sugerir ao inves de descrever torna a forma de uso ainda mais variado. use a imaginação.

      Excluir