segunda-feira, 25 de março de 2013

A Casa ao Lado, uma ótima HQ autoral!

Bem, já falei aqui de Fade Out: Suicídio Sem Dor, uma HQ autoral de ótima qualidade que tive a oportunidade de adquirir na Bienal do Livro do Ceará. Digamos que aproveitei esse evento para encher meu estoque de HQs feitas por brasileiros. Outra (ótima) aquisição foi a graphic novel A Casa do Lado, da dupla Diogo Cesar e Pablo Mayer. Assim como em Fade Out, a parceria boa trama + preço acessível me fez uma pessoa mais feliz. =)



Um bairro de Joinville, em Santa Catarina, é palco da estranha aventura de Jorge, um homem desempregado, separado e que tudo que mais quer na vida é um final de semana de pura morgação. No entanto, quando seu filho adolescente desaparece na casa vizinha à sua por causa de uma neblina e de seres fantasmagóricos, Jorge começa uma investigação em que vai fazer tudo, menos descansar.

O roteiro de Diogo Cesar é bem humorado e cheio de mistério, casando bem com o traço estilizado de Pablo Mayer, que muitas vezes lembra o traço despojado do Gabriel Bá. A colorização do verde somada ao preto no branco ajuda a dar o clima de história de suspense. A Casa ao Lado é mais uma daquelas histórias que incentiva quem um dia quer trabalhar com quadrinhos.

Pablo Mayer e Diogo Cesar, dois quadrinistas com cara de nerdão! =D

Apesar de ser de 2008, só tomei conhecimento da obra na Bienal do Livro, no estande da Comix. O preço acessível me fez comprar sem pensar e não houve arrependimento. Além do trabalho de edição, que tornou a obra bem simples (não tem orelha, são 56 páginas), o barateamento da obra deve ter a ver com os incentivos dos órgãos estatais de Joinville. Mais uma vez, editais ajudando a produção artística nessa área, como em Fade Out. Bonito ver como boas histórias conseguem bons incentivos.


A Casa ao Lado é daquelas HQs que você lê de um fôlego só. Bem, não de um fôlego só, porque de vez em quando você vai ter que respirar por causa de uma risada ou outra. É uma ótima história nacional, feita por gente daqui e cuja trama se passa aqui. Vale a pena conferir. E, para quem quer fazer quadrinhos, vale a pena se espelhar.

Para conhecer mais sobre os trabalhos dos caras, confira o site do Brabos Comics, blog de ilustras do Pablo Mayer, e também o blog do Diogo Cesar. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário