sábado, 23 de novembro de 2013

Os dois dias em que encontrei três quadrinistas

Acho graça de como às vezes sua vida passa dias e mais dias sem nenhum acontecimento relevante e, de repente, as oportunidades caem como a água sobre o corpo da protagonista de Flashdance. Recentemente, nesse mesmo blog, escrevi sobre as inúmeras novidades, cursos e encontros que tive para conversar sobre quadrinhos durante esse mês de novembro. E, entre os dias 22 e 23 de novembro de 2013, aconteceu outra enxurrada de coisas. Tive a oportunidade de conhecer pessoas cujo trabalho muito admiro.


Dahmer, Iturrusgarai, Karenina e Acserald na mesa redonda com os sobrenomes mais legais do mundo.


No dia 22 de novembro, aconteceu uma mesa redonda sobre humor pós-moderno em ocasião do Festival UFC de Cultura. Sentados lá na frente estavam a atriz Karla Karenina, o professor da Universidade de Fortaleza (Unifor) Marcio Acserald e dois quadrinistas que muito admiro: Adão Iturrusgarai e André Dahmer. Adão criou personagens como Aline, Rock e Hudson e (meu favorito dele) Homem Legenda. Por sua vez, Dahmer é o cara por trás da série de tiras Malvados e, na minha sincera opinião, o melhor quadrinista de tirinhas do Brasil depois do Laerte. Logo após o bate-papo, tive a oportunidade de tietar rapidamente ambos.


Blusa e autógrafo do Dahmer e desenho do Homem Legenda, meu personagem favorito do Adão Iturrusgarai (o da foto à direita)

No meu bloquinho de papel, consegui um desenho do Homem Legenda feito pelo Adão. Também consegui tirar uma foto com ele. Do Dahmer, além do autógrafo em meu exemplar de A Cabeça é a Ilha e de uma blusa do Festival de Cultura (que ele me deu afirmando que não gosta de acumular coisas que ele recebe em eventos), também consegui uma foto. Acreditem, uma foto com o Dahmer não é algo difícil de se tirar, mas algo... estranho. "Não gosto de tirar foto, elas não servem pra nada", afirmou ele enquanto o meu celular arquivava nossa imagem. Depois, perguntei a ele se isso o incomodava. "Eu não gosto de tirar foto, mas quando pedem, eu tiro. Não arranca pedaço mesmo", falou, com a sua estranha simpatia.

Eu gosto do jeito que o Dahmer fala. Mais que isso, eu gosto do que ele fala. Acho ele um gênio por querer ser simples e defender a simplicidade. Sim, Dahmer, fotos servem de algo. A foto que tenho no celular, para mim, serve como registro do momento em que encontrei alguém que sempre me fez pensar mais em ser eu mesmo. E, graças a isso, sou grato.


Dahmer bem incomodado enquanto eu tentava ser menos incômodo.

No dia seguinte, dia 23 de novembro, foi a vez de conhecer Gustavo Duarte. Nós do Avantecast tivemos a oportunidade de entrevista-lo (em breve, o vídeo vai ser lançado lá no nosso canal). Além disso, pude figurar ao lado do meu amigo Gabriel Franklin no palco, mediando a conversa do Gustavo junto ao público que curte as obras do cartunista paulista.


Eu e Gustavo Duarte. No lado direito, a beleza que ficou meu Monstros!

Gustavo Duarte é o quadrinista por trás de grandes sucessos como Có!, Táxi, Monstros! e Chico Bento - Pavor Espaciar. Já ganhou uma cacetada de HQ Mix (o prêmio máximo da indústria quadrinística nacional) e é um cara supersimpático. Mais sobre a vida e a obra dele, você pode encontrar no texto que escrevi para o Diário do Nordeste, na edição desse sábado 23 de novembro. Também falei sobre Monstros! em uma postagem aqui no blog. Bem, voltei pra casa com meus exemplares de Monstros! e Pavor Espaciar devidamente autografados e com uma sensação boa de trabalho bem feito. Conheci pessoas maravilhosas, que são exemplo de sucesso na área que amo.

Esse fim de semana foi de muita reflexão e realizações, como uma boa conversa tranquila com gente que a gente admira. Como diria Dahmer, espero não ser igual a eles. Espero ser, antes de tudo, eu e fazer o que gosto, para, talvez um dia, dividir um novo momento de conversa com eles, sem pretensões, só com satisfação. Não, esses caras não são meus ídolos. Eu sou grato a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário