domingo, 21 de julho de 2013

O melhor e o preferido

Recentemente, criei um álbum em meu perfil no Facebook no qual posto pôsteres dos filmes que assisto. Depois de entrar no Skoob, rede social onde você cadastra os livros que você já leu na vida, meio que sinto essa necessidade de categorizar e fazer a curadoria do conteúdo que absorvo. Isso se tornou um incentivo para ir atrás de mais conteúdo. No entanto, isso não vem ao caso.


O que importa é que, cada vez que coloco o pôster de um filme que eu assisto, atribuo uma nota a ele, que vai do 0 aos 10. Nos comentários dos meus amigos, os adjetivos são diversos, de "sovina" a "generoso". E isso é bem divertido, mas não vem ao caso. O que vem ao caso é que muitas vezes eu não atribuo notas altas a filmes que eu considero meus favoritos. O motivo é o seguinte: eu acredito que, dificilmente, há compatibilidade entre "o melhor filme que eu já vi" e "o meu filme predileto". Acho que "melhor" e "preferido" são duas denominações diferentes nos campos das artes.

V de Vingança é um dos meus filmes favoritos, acho que ele está na segunda ou na terceira posição. As frases de efeito, a mensagem do filme, os atores, enfim, a construção da história me faz arrepiar. Assisti 5 vezes e não me canso (é o terceiro filme que eu mais assisti na vida depois das 7 vezes de Matrix e das 12 vezes de South Park - Maior, Melhor e Sem Cortes). Mas, acredito, que em comparação com outras histórias, ela não é a melhor em qualidade. Caso similar se encontra no filme que eu mais gosto: A Origem (Inception). O longa-metragem de Nolan é o meu favorito, mas tenho convicção de que ele não é o melhor que eu já assisti. E acredito que não esteja caindo nos campos verdejantes da contradição ao afirmar isso.


Na vida, ouvimos tanta música que seria uma covardia pedir para você dizer qual a sua favorita. Eu, por exemplo, acho, e somente acho que a minha música favorita é Sound of Silence, da dupla Simon & Garfunkel. Mas, de toda forma, procure imaginar quais as suas 3 músicas favoritas. Pense um pouco. A lista não precisa ser definitiva. Enquanto isso, ouça um pouco de Sound of Silence, é legal <3


Elas são as melhores músicas que você já ouviu? Existe alguma sinfonia de Beethoven? De Chopin?De Tchaikovski? Se a sua resposta é sim, parabéns, você é um(a) hipster com gosto musical muito apurado. De toda forma, o que quero dizer é simples no final das contas: escolher o "melhor" é uma atitude subjetiva, mas que se embasa em alguns pontos externos a nós e que guia, senão todos, uma parte considerável de pessoas ao nosso redor; definir o "preferido" é, talvez, uma das atitudes mais egocêntricas (sem ser pejorativo) que existe.

Tomando por base o Cinema, o "melhor" toma por base o apuro técnico, as atuações, o roteiro, enfim, mais a obra do que a visão do sujeito. O "preferido" se foca mais no sujeito que na obra. Por isso que tem tanta gente que ri de Todo Mundo em Pânico, que é tecnicamente pobre (tô sendo o mais diplomático possível em não falar que é uma bosta [oops!]) mas que se assemelha da preferência de muita gente que lota sala de cinema a cada novo filme.


Nas HQs, minha obra favorita é We3, do Grant Morrison e do Frank Quitely, mas tenho convicção de que a melhor obrado gênero que já li foi Watchmen, do Alan Moore e do Dave Gibbons. Em filmes, como disse anteriormente, meu favorito é Inception, mas o melhor talvez (ponderando aqui rapidamente) seja Titanic. O que demonstra que eu gosto de filmes que ganham Oscars técnicos (ambos levaram Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Especiais) e que tem o Leonardo DiCaprio. 

Às vezes, "o melhor" e "o preferido" podem coincidir. Mas, pelo menos pra mim, isso é difícil de acontecer. Acho que vale a pena uma reflexão. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário